sexta-feira, 31 de maio de 2013

Dieta Dukan: Milagre ou Ilusão?

Há algumas semanas a Dieta Dukan vem sendo tratada como a mais nova fórmula milagrosa de emagrecimento. O famoso médico Dr. Pierre Dukan propõe uma dieta baseada somente em proteínas e legumes pobres em carboidratos, sendo dividida em fases. As celebridades que buscam o “corpo ideal” a qualquer preço, tais como a princesa Kate Middleton, estão adorando a ideia, porém há muito o que se discutir do ponto de vista saúde. Primeiramente, ele propõe um consumo de proteínas de forma ilimitada, o que pode trazer sérias consequências ao organismo, como: prejuízo ao funcionamento intestinal, produção de amônia em excesso (que é altamente tóxica), problemas renais, sobrecarga ao fígado, dores de cabeça, irritação, mau hálito, dentre outros. Além disso, a dieta é altamente restritiva, não atingindo as quantidades diárias de todos os nutrientes que o organismo necessita para o seu bom funcionamento. E mesmo que provoque o emagrecimento, passado um tempo, tende a ocorrer o que chamamos de efeito sanfona, pois a dieta não proporciona a reeducação alimentar do indivíduo, à medida que com o passar das fases ele volta a comer vários tipos de alimentos. Tendo em vista o que foi dito, vale ressaltar que devemos adquirir hábitos saudáveis sem radicalismos para que haja um emagrecimento definitivo. E a saúde deve estar sempre em primeiro lugar.

2 comentários:

  1. Concordo com você que alimentação precisa de equilíbrio. Mas, existe uns pontos a ser questionados nessa dieta. O médico fez umas experiências em algumas pessoas antes de escrever o livro. Ele propõe todos esses porém que você disse, ele fala pra beber no mínimo um litro e meio de água por dia para limpar o organismo. E depois que pessoa emagrece ele ensina a equilibrar a alimentação para manter o peso. Mas, eu fiz um tempo essa dieta e não gostei. Porque sente MUITA fome. E voltei pra dieta da minha nutrologa/endocrino. E eu sou realmente contra muita restrição. Minha dieta agora é baseada em tudo, arroz integral, feijão, legumes, saladas, frutas, e um pouco de castanha nas barrinhas de cereais. Sabe, realmente acho essa dieta só funciona em 1 semana. Depois cansa, eu abandonei esse método e aderi ao método da minha médica. Só quis deixar um ponto de vista que ele não deixa de falar sobre beber muita água para eliminar as toxinas. Eu creio que agora estou mais feliz porque faço uma dieta + exercícios e vejo resultado sem tanto sacrifício. O que acha? Beijos adorei o blog. Helen. e-mail se quiser me responder: helen.rio@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. Olá Helen!!
    Primeiramente muito obrigado pelo seu depoimento. É muito importante!
    Bom, o fato de ser sugerido o consumo de água somente minimiza um pouco os efeitos prejudiciais dessa dieta. Como você mesma disse em seu relato, em outras palavras, o que é proposto nessa dieta é totalmente radical e difícil de ser seguido.
    Você está no caminho mais correto: alimentação variada e equilibrada + exercícios. Assim você manterá seu corpo e sua mente sempre saudáveis.
    Um grande abraço,
    Brígida Carvalho.

    ResponderExcluir