quinta-feira, 1 de março de 2012

E o tão falado Óleo de Côco? É benéfico?


Para quem está de dieta ou quer ficar longe das doenças do sistema cardiovascular, o óleo de coco extra virgem é um grande aliado.
A gordura saturada encontrada no fruto é de origem vegetal, sem colesterol. Além disso, ela aumenta a produção de calor no organismo, estimulando o metabolismo e a queima de gorduras, por isso, ajuda a perder peso.
Ao contrário do outros óleos compostos por TCL (triglicerídeos de cadeia longa), esse óleo traz substâncias chamadas TCM (triglicerídeos de cadeia média) que fazem com que a digestão seja rápida. Isso significa que essa gordura passa rapidamente pelo nosso fígado e, por esse motivo, não se acumula no corpo.
Além disso, o óleo de coco dá sensação de saciedade maior, com um diferencial importante: quando é absorvido, é transformado em energia e não entope os vasos sanguíneos.
Ajuda, ainda, a diminuir a compulsão por carboidratos e doces.
O óleo de coco é considerado estável, pois, quando submetido a altas temperaturas não perde suas características nutricionais e não tem gorduras trans.
O consumo diário do óleo ajuda na redução do colesterol ruim e eleva os níveis do bom colesterol no sangue.
Por ser rico em vitamina E, é um antioxidante, o que significa que combate os radicais livres que provocam o envelhecimento da pele.
O óleo de coco age como um regulador intestinal, tanto para a prisão de ventre quanto para os casos de diarréia. É um antibiótico natural, eliminando as bactérias nocivas.
Alguns estudos apontaram que o óleo estimula a função da tireoide, que é responsável por controlar a velocidade do nosso metabolismo.

O ideal é consumir de duas a quatro colheres de sopa por dia. Misture com sucos, vitaminas, iogurtes e saladas.